JR. PINTURA

Tinta Fosca, semibrilho ou acetinada?

Tinta Fosca, semibrilho ou acetinada?


O volume e a concentração de pigmentos nas tintas regulam os diferentes níveis de brilho e interferem inclusive na resistência do produto. As variações de brilho são calculadas através de um índice chamado PVC (pigmento-volume-concentração). Quanto menor for o índice, mais baixo será o volume de pigmentos e maior o brilho da tinta.

Conforme o volume de pigmentos da fórmula, uma tinta imobiliária é dividida em três tipos: semibrilho, fosca e acetinada. Escolher qualquer uma delas pode ser, além de uma questão de gosto, uma opção de praticidade.

Existe ainda um quarto nível de reflexos, o da tinta alto brilho, que tem menor quantidade de cargas (os pigmentos extendedores) e é voltada a pequenas áreas, como batentes de portas e janelas. Ela é pouco usada em áreas grandes, informa o químico Flávio Marchi, especialista em tintas do Paint Quality Institute (PQI), divisão que estuda a qualidade de tintas da Rohm and Haas do Brasil.

De acordo com Flávio, as diferenças de brilho entre um produto e outro são, em primeiro lugar, uma opção para o tipo de acabamento que o consumidor deseja. "O acabamento mais perfeito é oferecido pelas tintas semibrilho, porque essas apresentam maior quantidade de resina", indica o químico, que ainda descreve um brilho forte para a semibrilho, lembrando que ela é cara, quando se está falando de bons produtos. Ele diz que as acetinadas mostram um brilho mais reduzido. Seus preços são menores ou idênticos ao da semibrilho. As foscas são geralmente mais baratas e não têm brilho algum, algo que não reduz e nem modifica sua qualidade.

Flávio Marchi comenta que as semibrilho são usadas tanto em superfícies externas, como internamente. Por tradição, o consumidor capricha mais na pintura de ambientes internos. O problema é que seu brilho e reflexos são intensos e a tinta revela as imperfeições que o relevo da parede possa apresentar. "Às vezes a parede tem um defeito no reboco ou na massa corrida e esse tipo de produto evidencia essas imperfeições. No acabamento acetinado isso vai ocorrer menos e no fosco quase não dá para perceber".

Para as tintas acetinadas, Marchi aponta maior resistência à lavabilidade e à remoção de sujeira. Segundo ele, elas são feitas com o mesmo tipo de resina, mas são acrescidas com agentes fosqueantes, ingredientes que diminuem o brilho, sem afetar a qualidade. Quando a tinta é fosca, problemas de polimento podem ser percebidos, disse o químico. O fato surge com o atrito dos móveis ou objetos contra a parede.

O local da fricção ganha um brilho que a tinta naturalmente não apresenta. "Não se trata de manchas de sujeira", observou. "Com a pressão, a aparência da pintura deixa de ser uniforme". Outra ressalva do especialista é que os tipos semibrilho e acetinado estão sempre associados a produtos de alta qualidade. O químico transmite a idéia de que em termos de qualidade as foscas não devem nada às outras duas e reforçou que as foscas oferecem performance excelente.

Identificação das tintas
conforme o índice de PVC
Alto brilho
PVC de 20 a 25%
Semibrilho
PVC de 30 a 35%
Acetinada
PVC de 40 e 45%
Fosca
PVC de 50 a 55%
 
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1






 

Aceitamos cartões de crédito

Parcelamos em até 4x